A tecnologia
O arrancador suave é um dispositivo eletrónico composto de pontes de tiristores (SCRs na configuração antiparalelo) acionados por bloco electrónico de controlo, a fim de controlar a tensão de aranque de motores de corrente alternada trifásicos. O arrancador suave controla a tensão sobre o motor através do circuito de potência , constituído por 2 a 6 tiristores SCRs, variando o ângulo de disparo dos mesmos e consequentemente variando a tensão eficaz aplicada ao motor. Assim, pode-se controlar a corrente dearranque do motor, proporcionando um "arranque suave", de forma a não provocar quedas de tensão elétrica bruscas na rede de alimentação, como ocorre em arranques directos.
1. Unidade SCRs (tiristores de potencia)
Usualmente os arrancadores podem controlar:
2. Bypass
Os arrancadores suaves também costumam utilizar a tecnologia chamada by-pass. Basicamente, trata-se de um contactor que faz a ligaçãod directa do motor á rede após o arranque do motor se encontrar concluido, ou seja após o motor estar sujeito á tensão nominal da rede. Desta forma o contactor desactiva os módulos de tiristores SCRs, evitando sobreaquecimento e desgaste precoce dos mesmos.
3. Unidade de controlo
Os arrancadores suaves reduzem a tensão por "estrangulamento" da forma onda sinoidal da tensão aplicada. A tensão inicial, determinada pelo utilizador, é de aumentada até á tensão plena, variando para efeito o ângulo de estrangulamento, dependendo do perfil pré-definido do arrancador suave. Estes podem ser controlados através de malha aberta ou de controlo em malha fechada.
O arrancador dispõe de feedback (leitura) do motor, carga e rede, permitindo desta forma controlos avançados tais ajustes das rampas de aceleração e desaceleração, como efectuar protecção electrónica para o motor, entre outras caracteristicas.
4. Protecção do motor
Os arrancadores suaves mais avançados podem ainda oferecer protecção electrónica para o motor. Os arrancadores que oferecem este tipo de protecção requerem um chamado controlo em malha fechada de forma a obterem uma leitura do status do motor (corrente, tensão, temperatura, etc..) e da rede.
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